31 de maio de 2016

Pânico! Mastur-coiso-infantil: "à vontade nao é à vontadinha", sim?

Com ele ocorre desde sempre. Assim que descobriu as mãos, descobriu a "vírgula" 😉 (é assim que "carinhosamente" lhe chamamos). Com ela, não foi assim tão cedo mas, ultimamente, enfim, tem sido um trabalho constante.  Acabo sempre por dizer "F tira a mão daí que te podes magoar, filha!"- "
"Estou a coçar a perna!"- responde.
Pois é. Este tema é tramado mas já percebi que não tenho como lhe fugir.
Será que escrever sobre ele ajuda? Confesso que nao me deixa à vontade mas admito que retrair esta fase de descoberta também nao me parece nada sensato. " Mastur-coiso-infantil"... Nem o nome consigo escrever, quanto mais prenunciar! 😂😂😂
Antes demais penso que é necessário entender que, se para o adulto, erotização, preconceito e desejos fazem parte da sexualidade, numa criança estão mais ligados a conhecimento, descoberta e curiosidade. Não há malícia. 
O problema está na nossa cabeça. Mas como desbloquear este nosso chip "malicioso"?

- "Papá, sabias que quando mexo muito no meu pipi este parece uma pilinha?" - A quem a F foi dizer isto! Aparece-me branco, sem fôlego, quase em ataque de pânico, à minha frente.
- " Nem imaginas a minha cara!"- diz-me. - "Ahahahahahaha parece que estou a olhar para um fantasma..." respondi-lhe.
-" Achas normal?!"
-"Ja tinha lido sobre isto. Tens de habituar à ideia que a F vai começar a descobrir-se".
Já o baby, resolve mostrar toda a sua capacidade infantil quando lhe mudo a fralda ou lhe ponho creme no corpo a seguir ao banho. "Ai!!! O que é isto???- Pergunto a " meter-me" com ele. Eu sou tua mãe!!! Baixa lá essa arma, sff!" e ri-se todo bem disposto.
A pergunta é simples: se isto é assim agora, como será mais tarde? Bem sei que as coisas têm de ir com calma mas, "à vontade nao é à vontadinha", sim?

Ass: Inquietó-apreensiva-leva-mas-é-isto-na-descontra-pá...

Mãelabarista R.

2 comentários:

  1. Opahhhh...como eu compreendo...também não sei bem como lidar com a situação... Já sei que é tudo normal e que não se deve dizer para parar, mas também não consigo ficar indiferente! Ainda é tão bebé...e, para mim, será eternamente tão bebé...

    ResponderEliminar
  2. Olá bom dia,
    Tenho uma situação similar com a minha filha, mas no meu caso descontrolou-se com uma série de fatores.
    Quando eles fazem sem ententer e sem terem idade para perceber o que isso representa na sociedade a melhor forma de resolver o problema é chamar a atenção para uma actividade qualquer, seja fazer um desenho ou ir dar um passeio, entre outras.
    Quando a criança já tem idade para entender o que se passa aí então já é importante ter uma conversa e impor limites. A minha filha fazia-o em casa, na casa das avós, na escola, onde lhe apetecia, fosse com a ajuda das mãos, na ponta da cadeira, na quina da mesa da sala, que é pequena, tinha várias formas... Até sentada no chão com um pé! Quando era chamada à atenção também respondia coisas como: "estou a coçar a perna" ou "tenho aqui uma borbulha" ou mesmo "o elástico das cuecas está-me a magoar..."
    Cheguei a ir ao médico a pensar que ela tinha provocado infecção por me responder que tinha comichão!
    Mas a situação da minha M estava mais complicada do que seria de esperar... Fui obrigada a procurar ajuda médica para me ajudar a controlar a situação!
    Não é um assunto fácil só por si, mas imaginem o que é ser abordada na rua porque viram a minha filha a fazer e as auto- associações que as pessoas fazem, como: "ela viu os pais", ou "deixam-na ver tudo e depois vê o que não deve", etc... Mas não ententem que aquela criança não o faz com a intenção da sexualidade, mas sim como uma forma de aliviar stress ou simplesmente porque a faz sentir-se bem, sem qualquer maldade!
    Chorei muito com situações destas...
    Finalmente, e após passar por muitas psicólogas sem sucesso, pois tb não sabiam como lidar com a situação, com a ajuda do médico de família, que me enviou para uma pedopsiquiatra, estamos a conseguir ultrapassar a situação, sem recurso a medicação, que para mim era o mais importante...
    Se as vossas crianças já têm idade para compreender, tenham uma conversa com elas, expliquem que há coisas que devem ser praticadas em privado e que existem locais para tal, como o quarto! Não precisam entrar em pormenores, basta que lhes digam que se o querem fazer que tem de ser no quarto para não incomodar ninguém.
    O mais importante é não ralhar, pois a criança não entende o porquê e isso pode trazer problemas no futuro!
    Se não conseguem resolver o assunto, procurem aconselhamento especializado... Eu consegui controlar a situação 5 anos após o começo, mas por falta de ajuda especializada! Vocês podem conseguir com simples táticas ou uma conversa!
    O mais importante é nunca esquecerem que a descoberta do corpo é normal e que não deve ser motivo para se entrar em guerra com os nossos filhos... Afinal são crianças! Desculpem o texto longo e obrigado por me deixarem partilhar o meu testemunho!

    ResponderEliminar