6 de maio de 2016

A profissão mais antiga do mundo!

Ser Mãe e Pai é mais do que uma Profissão! 
É uma profissão sem descontos e sem Segurança Social, sem pagamento de horas extras, sem fins-de-semana ou feriados, sem horário definido e subsídios acrescidos.

As mães e os Pais são "Mestres em Desenvolvimento Materno Infantil e relações Humanas e Sociais" e estão em permanente investigação para a tese de Doutoramento que deverá terminar vá, daqui a uns 40 anos! Não concordam?!
Trabalhamos em regime de exclusividade, 365 dias por ano, 24 sob 24 horas.
Trabalhamos em equipa num nível de exigência sobrenatural e somos responsáveis pelos projectos que concebemos, em plena harmonia e amor profundo.
Tal como no nosso trabalho, temos que aprender a gerir birras, cocós, tricas, chichis, conflitos, dramas, medos e inseguranças, improvisos. Temos que saber dançar, cantar, representar, acalmar, afagar... Gostamos da cor dos cocós, comentamos animados o cheiro dos cocós e ficamos felizes quando fazem cocós!
A nossa vida muda completamente quando "ingressamos" nesta profissão.

Depois do Mestrado e do trabalho de investigação para Doutoramento, a nossa vida social passa de mega entusiasmante e sempre disponíveis para festas e jantaradas, para a vermos acontecer às claras (mas sem nós) no facebook. Assim como assim, parece que lá estivemos e é quase quase a mesma coisa, mas com mais horas em pé e menos horas de sono.
Descobrimos nesta profissão que em pé também se dorme. Não é mágico?
 Os banhos (nossos, entenda-se) passam de meia hora para 3 minutos.
Passamos a poupar mais na água, mas deixamos de ter o momento romântico do espelho embaciado e das mensagens bonitas que se poderiam escrever por lá… Mães e Paislabaristas, lamento. Não se pode ter tudo. 
Acabamos nós, Mães, por beber os litros de água que não gastamos no banho, porque "dizem nos grupos de Mães" que faz perder os quilos que se alojaram, mais coisa menos coisa, entre o abdómen e os glúteos e eu não conheço nenhuma mãe que adore exibir os pneus da maternidade.

 Passamos a conhecer todas as doenças acabadas em “ite” e à décima já sabemos que vai acabar em virose.

 Neste profissão passamos a dar mais valor ao tempo. À saúde. Aos amigos. À família por perto. Temos mais medo do que antes.

 Nesta profissão adquirimos skills que desconhecíamos que existiam.
Conseguimos estar em duas festas ao mesmo tempo, fazer o jantar, dar banhos, falar ao telemóvel com uma amiga enquanto estendemos uma máquina de roupa e ainda damos uma perninha no ferro porque a roupa já chega ao tecto e convém que não se torne local de destaque quando a sogra lá vai a casa porque a sogra...  há-de ser sempre "a" sogra.

Nesta profissão aprendemos que o amor incondicional é mesmo como as nossas avós diziam. 
Fazemos tudo pelos filhos, damos cambalhotas e piruetas pelo bem estar deles!
Por eles vamos ao fim do mundo e por eles, damos a vida.

Esta é que é a profissão mais antiga do mundo! 

Bom fim-de-semana!

Mãelabarista M

Sem comentários:

Enviar um comentário